segunda-feira, 21 de março de 2016

As Tribos que Habitaram a Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina já foi habitada por diversas tribos indígenas, registros arqueológicos e documentos históricos apontam que a Chapada Diamantina foi ocupada por diferentes grupos étnicos, como os Payayá, Maracá, Topim, Tapuia e Botocudo.

Os primeiros bandeirantes a chegarem na região eram atacados violentamente pelas tribos locais, que em sua maioria eram formadas por grandes guerreiros.

Em 1585 Cardim (APUD Brandão, 2006), conta que os Aimorés ocupavam mais de 400km de costa, e para o sertão, quanto querem e são senhores de matos selvagens, não tem roça, vivem de rapina e pela ponta da flecha, comem mandioca crua e correm muito, usam de arcos muito grandes e trazem paus muito grossos, para quebrarem a cabeça dos inimigos. Quando vem a peleja, estão escondidos debaixo das folhas, não saem nem cruzam a água, nem usam de embarcações, toda sua vivenda é do mato.


Fernando Guerreiro os definiu como “é a mais fera e cruel que há em todo o Brasil (...). Nunca andam juntos senão poucos, e, sem serem vistos, cercam a gente e a matam, e com tanta ligeireza se tornam a recolher e meter pelo mato como se fossem cabras silvestres, correndo muitas vezes pelos pés e as mãos, com o arco sobre as costas (...) nunca pelejam em esquadrão feito, nem em campo descoberto, senão com ciladas e assaltos repentinos, por detrás das moitas e árvores, sem os homens os poderem ver, senão quando se sentem flechados...”


6 comentários:

  1. Minha bisavó era descendente da tribo Tapuio. A mesma morava na Vila de Parnaíba em Iraquara. Preciso pesquisar mais sobre esta minha descendência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha bisa também era descendente dos Tapuias, mas ela morava em Jatobá no distrito de Seabra

      Excluir
  2. Minha bisavó era índia da região de Ibicoara! Gostaria de saber se ainda existem tribos la?

    ResponderExcluir
  3. Tem a descendência de índios Tapuia nana região de Seabra e confirmando a localidade de Riacho das Palmeiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber se alguém sabe se ainda há tribos pela região da chaoada diamantina?

      Excluir
  4. Aqui em Jatobá tem um lugar denominado paredão e segundo comentários de moradores locais, existem registros de uma possível tribo que habitou por aqui, pois ainda existia panelas de barro, pinturas nas pedras e pedaços de lenhas que foram utilizadas em fogueiras.

    ResponderExcluir